A partir dos anos de 1980, o declínio do sistema socialista estava ficando cada vez mais comum. Os comunistas passavam por uma série de problemas com o mercado e o dinheiro. Na política, a população demonstrava desapontamentos por causa da pouca participação exercida pelo povo. Deu-se, então, o desmembramento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas – URSS, agora, apenas Rússia.

O Exército Vermelho começou a enfraquecer, prova disso, o recuo das tropas soviéticas do território afegão. A cova da URSS já estava quase pronta. Isso começou na década de 70, com as reformas políticas executadas por Mikhail Gorbatchev, o Glasnost e a Perestroika. A política de Karl Marx (socialismo) foi sendo deixada de lado. A antiga China Comunista aderiu ao movimento capitalista – apenas na economia ela era comunista

Com o pós-Guerra Fria, houve o surgimento da expressão “Globalização” e os Estados Unidos se transformaram numa potência, praticamente inalcançável. No decorrer dos conflitos entre os capitalistas e socialistas, cerca de 60% da riqueza mundial estava em poder dos norte-americanos, pois, eles dominavam sobre todos os outros.

As ditaduras militares foram abolidas e a democracia começava a se instaurar nos países. Os direitos humanos se sobressaem e é o fim dos regimes totalitários. Poucas nações continuaram com o sistema de economia planificada, que foi o caso de Coreia do Norte, Cuba e Mianmar. O restante “se libertou” e aderiu à política capitalista.

Na economia, não foi diferente. Estabeleceram-se de vez as relações comerciais através dos blocos econômicos, como, por exemplo, UE – União Europeia; Mercado Comum do Sul – Mercosul, Tratado Norte Americano de Livre Comércio – Nafta; Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico – APEC, a Comunidade dos Estados Independentes – CE, União Africana e outros.

No ramo cultural, o idioma inglês tornou-se uma língua universal, visto que as tecnologias e estudos avançados estavam todos em poder dos norte americanos. Isso aconteceu principalmente por meio da internet. O cinema, com os mais famosos filmes de Hollywood, complementa a expansão cultural dos estadunidenses.

O mundo pós-Guerra já caminhava por outra ideologia, a da preocupação com o meio ambiente. O aquecimento global se tornou pauta dos debates mundiais. As crises no Oriente Médio estouraram, o terrorismo tomou conta da região e, novamente os Estados Unidos usaram da política de intervenção, na tentativa de apaziguar.

Atualmente, o mundo possui uma multipolaridade entre três potências mundiais, Estados Unidos, Japão e Alemanha. Além disso, os países se subdividiram em um mapa diferente dos geográficos, separado por paralelos e meridianos. Agora, começa a existir a divisão entre norte e sul, entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. Esse avanço tantos nas relações políticas, quanto econômicas, trouxe alguns problemas como: o racismo, a xenofobia (preconceito com imigrantes), as questões climáticas e destruição do meio ambiente, o desemprego, a fome, a exclusão e diversos outros problemas sociais.

Houve um grande avanço na ciência, a partir dos anos 90. Os estudiosos chamam de Terceira Revolução Industrial. Uma das características em destaque é a abrangência em todos os setores, desde o primário ao terciário. Ela atua tanto no setor da agricultura, por exemplo, até os comércios. A tecnologia de ponta é aplicada principalmente nas microtecnologias.